Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aprendiz 6 - Universitário - Parte II

Continuando o post anterior, e finalizando a temporada 6 de O Aprendiz...

Tarefa 7 -
Administrar lojas de conveniência de postos de gasolina, o faturamento deve ser aumentado.
Líder Best - Stephanie, pulso firme, mas sem muito a acrescentar.
Líder Maxxi - Álvaro, organizou a casa.
Os líderes foram trocados, comandaram equipes que não conheciam. Golaço do Justus.

A Best se limitou a fazer promoção com combos de salgados, enquanto a Maxxi realmente mudou a cara do posto. Mesmo assim, a Best acabou arrecando mais. Mas como o Justus detesta coisa mal feita, apontou o cuidado com o ambiente como critério e...

Resultado inédito: Empate! Foram para a sala de reunião os piores desempenhos das duas equipes.

Demitido: Lucas, vendedor e um dos mais fortes candidatos. Mentirinha boba e sem motivo, e desespero após demissão.





Apesar da rebeca ser merecedora da demissão, Stephanie em segundo posto, Lucas foi dizer que vendeu todos produtos que ele havia arrecadado (900), quando vendeu só 15. A mentira maluca foi descoberta e aí já era. Um dos melhores, senão o melhor canditado foi demitido. Segunda injustiça, e pior delas, que ali na frente já causou arrependimento declarado do Justus. De novo, demissão por falar o que não é necessário.

Recompensa das equipes : Um cruzeiro, com direito a ouvir um show do Justus cantando! Impagável.


Tarefa 8 - Promover vendas on line na Fnac
Líder Best - Mariana, planejou e liderou rumo a vitória, com Rodrigo ajudando muito.
Líder Maxxi - Rafael, perdido na liderança.
Rodrigo foi escolhido pela líder para reforçar a Best.

Mais uma surra da Best. Impressionante a alternância nas surras das equipes, dependendo do líder, a surra passa de um lado para outro. Quando o líder organiza a casa, tudo funciona. Se o líder não organiza, e alguém não atropela ele...

Demitido: Rafael, verdadeira perdido na liderança.





Segue a saga dos líderes. Se você não tem um bom líder, trate de passar por cima dele, ou sua equipe vai para o buraco, na velocidade da luz.

Recompensa da Best: Viagem para Paris.


Tarefa 9 - Criar e executar um evento social através de conexão digital que promova a Vivo, com o tema meio ambiente.
Líder Best - Rodrigo, jogando com o regulamento.
Líder Maxxi - Maytê, pirando na batatinha total.

Novo fracasso redundande da Maxxi. E dos grandes. A Best fez tudo certinho, não atingiu muita gente, é verdade. Mas fez o que devia ser feito. Já a Maxxi resolveu abraçar uma mini árvore, na Av. paulista, a noite, com máscaras de gás! Impressionante. A equipe toda devia ser demitida! Ninguém conseguiu ter uma idéia melhor do que aquele absurdo que eles fizeram. Onde está a criatividade da geração Y?

Demitido: Álvaro, psicoterapeuta, mais um por falar besteira.






Já está começando a ficar chato. Essa gurizada não aprende a ficar de boca fechada. Maytê certamente seria demitida, por liderar um fiasco daquele porte. Álvaro foi acusado pela mulherada toda de nada fazer, de vergonha da prova proposta, mas não acrescentou nada. Ia escapar, mas as meninas entregaram que ele disse que só queria o prêmio de um milhão, que o emprego com o Justus não interessava muito... Bum! Explodiu pelo ego do Justus. Boca fechada garotada, boca fechada!

Recompensa da Best: Viagem ao Canadá.


Tarefa 10 - Quiz de conhecimentos gerais.
Líder Best - Karina
Líder Maxxi - Rebeca
Grupos refeitos, ficando:
Best: Maytê, Mariana, Karina e Rodrigo.
Maxxi: Ana, Marina, Rebeca e Stephanie.

Das 5 modalidades da prova, a Best surrou a Maxxi em todas. O auge foi a Ana transformando Nova Iorque em capital dos EUA. Sensacional. Ou Rebeca fazendo jogo de memória pedindo as peças por sequência. Patético. Na verdade foi uma competição para determinar quem da Maxxi era pior.

Demitida: Rebeca, líder que nada sabia.





A equipe esquartejou a líder, e depois vendeu na feira. Fica aqui um recado bastante claro: Se vai ser líder, tenha idéia do que esteja fazendo! Nessa prova Justus admitiu que deveria ter deixado Lucas e demitido Rebeca na prova 7. Só ele não sabia. Seguimos sem o melhor candidato.

Recompensa da Best: Viagem para Los Angeles.

Tarefa 11 - Criar um peça de sucata com alguma função.
Líder Best - Mariana
Líder Maxxi - Ana Paula

A Maxxi fez um quiosque, feio e desconfortável, mas tudo bem, funcionou. A Best conseguiu fazer uma pequena mesa, com uma parte giratória. Um perigo! A mesa não suportava peso algum, havia risco de alguem se cortar... Ok, era realmente uma tarefa dura. Além de criatividade exigia habilidades manuais, visão e outras cositas mais.

Demitida: Maytê, por nada acrescentar na prova e em função do seu histórico.





Um dos motivos que eu pensei que seria o mais recorrente nas demissões: Participante na sombra, só assistindo as patuscadas do grupo. Mariana não foi demitida, mas definiu seu futuro próximo ao dizer que não é criativa. Esqueceu de que é a empresa do Justus... Santa inocência. Doeu ao Justus demitir a mascote do programa, de 20 aninhos.

Recompensa da Maxxi: Viagem para Minas Gerais e visita a FIAT.


Tarefa 12 - Desenvolver um plano de negócios qualquer para multiplicar um valor recebido.
Os grupos foram extintos, e 3 duplas formadas:
Stephanie e Marina, Ana e Mariana, Rodrigo e Karina.

A dupla S e M saiu comprando diversos produtos e vendendo tudo na rua, a moda louca. Não comeram, não dormiram. Só venderam. Foram oportunistas vendo em um jogo de futebol oportunidade de vender produtos de um dos times. deu certo. A e M até foram criativas, pegaram um fortuna em jóias consignadas e sairam a vender. Detalhe, não empreenderam. E a dupla R e K, nossa, se superaram. Além de não empreender, insistiram em fazer páginas de internet, campinho do Rodrigo. Os clientes demoraram para aparecer, quase voltaram de mãos abanando. A ideia era boa, mas porque mesmo a Karina não fez outra coisa em paralelo? Conseguiram algum resultado, mas arriscado e insuficiente, e também não empreenderam.

Demitidos: Mariana, e Rodrigo basicamente por não saberem se defender na sala de reuniões.





Aqui vai mais uma injustiça. Rodrigo ao invés de Karina, que nada fez. Ele pelo menos tentou e fez o que pode. Faltou criatividade para ele. Sim. Mas para a Karina faltou tudo. Valeu o histórico dela, criado pelos próprios aprendizes. Mariana caiu pela besteira que falou na prova passada, que não era criativa. Futuro óbvio. De novo, pessoal, antes de falar besteira... Foram demitidos os dois que não sabem se defender na sala de reuniões. E os bananas todos ainda apontaram Karina como a favorita para vencer o programa, é mole?

Recompensa da Stephanie e Marina : Viagem para Londres! Merecida. Foi uma estratégia simplista, mas trabalharam como loucas.


Tarefa 13 - Criar, gravar e apresentar um comercial seguindo uma campanha da Perdigão.
Best - Karina e Ana
Maxxi - Stephanie e Marina

A Best já começou mal. Foram comprar brincos para os figurantes. Com tanto o que fazer... Claro que tudo daria errado. Os atores contratados desistiram, e nossas amigas tiveram que atuar. Na apresentação mais uma obra do Justus: Entraram 8 crianças para receber a explanação da campanha! Marina foi a única que conseguiu adaptar a apresentação para as crianças. Golaço necessário e lógico, vamos combinar.

Demitida: Ana Paula, mais uma por falar besteira. Foi a última da Best original. Alguém da Maxxi original sairá com o prêmio.





Karina caminhava a passos largos para a demissão, estava até com cara de demitida, derrotada. Mas não sei porque, a Ana resolveu doar a vaga dela para a Karina. Mentiu sobre um detalhe, e ainda disse que ia empreender com o prêmio de 1 milhão. Ótimo, mas e o emprego do Justus? Lá se vai mais uma detonada pelo ego do big boss. Convenhamos Ana...

Recompensa da Maxxi : Rodízio de pizza com familiares e aulas de golfe.


Tarefa 14 -Voltar de Los Andes (Chile) até o Sheraton São Paulo, apenas com passaporte e carteira de motorista. Claro que elas teriam hotéis e refeições a disposição.

A melhor das provas. Individual, precisa e sem nada de subjetivo. Marina saiu voando, conseguiu pegar um ônibus até Santiago, e correu para o aeroporto pedir grana até conseguir pagar a passagem para São Paulo. Foi rápida e eficiente, mal comeu, mal dormiu. Stephanie até chegou em Santiago na mesma noite, mas foi na onda de um brasileiro que dizia querer ajudar e foi com ele quase 600 Km para o outro lado de onde deveria ir. Nossa, quanta criatividade para perder uma prova. Karina, lerda, perdeu o último ônibus para Santiago, pegou carona com um caminhão, e quando chegou foi dormir! E ainda optou por ir de ônibus até São Paulo. Nem vou comentar. Karina no bus e lá ficou, por 3 dias. Stephanie ganhou uma passagem até Buenos Aires, e apesar dessa trapalhado toda, ainda chegou em segundo lugar, antes da lerda da Karina.

Demitida: Stephanie, apesar de ter chegado antes, apesar da Karina receber todas as pancadas (e com razão) da sala, inventou de dizer que o mais importante para ela ganhar o programa era ajudar a mãe. Enquanto Karina massageou o ego do Justus.





Por que os participantes ainda não se deram conta que não podem ir contra o ego do Justus? E porque o Justus ainda não percebeu que a Karina é lerda e só vai bem quando a equipe dela é melhor? Não tem como ficar neutro, Marina é minha candidata na grande final.



Tarefa 15, a grande final - Organizar um Rally universitário com a marca FIAT, em duas cidades paulistas.

As equipes voltaram para ajudar as finalistas. Na escolha das equipes Karina fez o que sabe mais, escolheu a melhor equipe:
Karina: Maytê, Rodrigo, Mariana, Lucas e Raissa.
Marina: Ana, Rafael, Pedro, Rutênio e Carla.

O grande problema da Marina é mesmo trabalhar em equipe, incrível a equipe inferior que ela conseguiu montar. Fez força para entregar o programa.

Vencedora da tarefa: Karina, obviamente, com Lucas, Rodrigo e Mariana na equipe... e ainda com apoio pesado da agência FIAT da cidade dela, que assumiu a prova quase que para eles.

Mas quem vence a tarefa não vence o programa, as duas finalistas foram ao vivo, na mesa, encarar os últimos testes do Justus. Nenhuma se destacou muito.

Vencedora do programa: Marina, estagiária de criação. Pelo melhor desempenho no processo do programa como um todo, e pelo perfil. Guerreira, com iniciativa, rápida e decidida. Dificuldades para ouvir e trabalhar em equipe, mas aí já é trabalho para o Walter Longo, futuro chefe dela...

Segunda, e mais dolorosa colocação: Karina, não sei porque, em segundo!






A vitória da Marina foi justa. O único cara que talvez pudesse vencer seria o Lucas. Das 4 finalistas com certeza a vitória foi justa. Outros participantes que merecem destaque, necessariamente nesta ordem: Lucas, Rodrigo e Mariana.

No fim dos tempos, Justus acabou ficando com o melhor talento individual, apesar do Walter Longo ter sugerido justamente o contrário: Dar a vitória para a Karina por ela trabalhar melhor em equipe. Na verdade, ele estava meio certo. Marina é melhor individualmente do que em equipe, é fato. Por outro lado, a Karina vai melhor em equipe porque ela é muito fraca individualmente, não porque é boa em equipe!

Marina, vencedora do Aprendiz 6 - Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails