Pesquisa personalizada

domingo, 26 de julho de 2009

Foi Henry Ford

Então Henry Ford disse:

"Como se explica que quando preciso apenas de um par de mãos tenha de lidar com um ser humano?"

Alguém duvida que a maior parte dos problemas que ocorrem no mundo sejam decorrentes do ser humano, e sua complexa natureza? Temos nos esforçado. São milhares de anos de evolução. Milênios de sabedoria oriental, de pesquisa ocidental. São avanços tecnológicos inacreditáveis em todas as frentes, temos construído um mundo diferente, e um planeta doente. Henry Ford estaria orgulhoso dos carros de hoje, das máquinas de hoje, dos motores, de tudo. Mas apesar de todo nosso avanço, tem um fator que ainda não conseguimos controlar. O ser humano.

Lá nas suas fábricas, quando Ford começou a criar os meios de transportes que até hoje nos levam onde queremos ir, ele pagava mais aos melhores. Buscava aos melhores. Henry Ford pagava o dobro, diminuía a jornada de trabalho. Ele tinha os melhores do mercado. Mas mesmo os melhores do mercado eram seres humanos. Nada, nenhum processo produtivo, nenhuma impossibilidade tecnológica, nenhum desafio espacial é mais complexo e paradoxal do que o ser humano. No ser humano nada é exato. Nada é preciso. Nada é sim, nada é não. As organizações de hoje ainda precisam pagar mais para ter os melhores, seja em dinheiro, seja em benefícios que mantenham seu "pelotão de choque"alinhado e em alerta. Nada mudou. E se Ford ainda estivesse no comando de uma grande corporação, ele ainda teria de repetir a frase lá de cima.

Os maiores desafios da humanidade nunca foram as máquinas, ou a lua, ou os computadores. Os maiores desafios da humanidade sempre foram, e sempre serão relativos a própria humanidade. Seu pensamento paradoxal, sua contradição existencial. Nossas mentes vão e vem em uma ciranda sem fim, com o início correndo atrás do fim, e o fim sendo igual ao início. As mentes amam e odeiam, motivam e desmotivam, andam e param, conflitam sem saber porque. As mentes criam o que não vêem. Correm porque a ordem era caminhar. Caminham porque voar é mais fácil. O ser humano é o que é sem saber porque é, e muito menos o que é. Uma organização, qualquer que seja, sem um Recursos Humanos forte é acéfala, um robô desnorteado, seja a parte técnica boa o quanto for. O ser humano é paradoxal demais para simplesmente fazer o que precisa fazer.


Então, eu concordo com Henry Ford.

3 comentários:

  1. “No ser humano nada é exato. Nada é preciso”, é ai que está a beleza da existência humana, tudo é imprevisível, nada é absoluto; a mente humana e o comportamento são indecifráveis. Compreender a humanidade, o que pensa, o que sente, como age, se torna cada vez mais importante para o convívio humano e para a solução dos problemas. Maquinas são matéria, pessoas são emoção, sentidos, esta ai a diferença, precisam de compreensão.

    ResponderExcluir
  2. O maior problema da ser humano de fato não é a máquina, não é a tecnologia, não é a modernidade e sim o egoísmo. Qdo pensamos só em nós mesmos, damos milhões de passos pra trás, depois fica fácil culpar a modernidade, a tecnologia, etc.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails