Apenas um sopro. E o velho mundo não consegue mais voar.
No nosso planeta, a vida é assim. Acontece, quando ele permite. Se ele não permite, não existimos. Toda nossa maravilhosa tecnologia é uma falsa segurança. É uma falsa impressão que o planeta é nosso, e dele fazemos o que bem entendermos. Não. Não é. Nós é que pertencemos ao planeta, e ele é quem diz o que pode e o que não pode. Nossa tecnologia hoje permite quase tudo. Nossa expectativa de vida aumenta cada vez mais, nós podemos chegar a qualquer cantinho do planeta rapidamente, nos comunicamos e sabemos de tudo instantâneamente. Tudo isso nós podemos. Desde que, claro, a Terra assim permita.
A nossa tecnologia toda funciona perfeitamente bem em condições normais de temperatura e pressão. A energia nos permite morar onde quisermos, temos luz, temos água, podemos armazenar comida e falar com quem quisermos, em qualquer tempo em qualquer lugar. Também podemos ir e vir rapidamente de qualquer ponto do planeta Em condições normais de temperatura e pressão.
Um vulcão em erupção é uma das mais impressionantes manifestações de força da natureza. É impactante, bela e incontrolável. É um sopro quente que nos faz correr o mais longe possível, nos impede de voar, e ainda define a que distância precisamos ficar da irada montanha. Apenas um sopro, na Islândia, e quase toda a europa perde sua mobilidade, deixa de voar. A nossa tecnologia não tem vez contra a força da natureza, nas suas diversas manifestações. Um vulcão em erupção é uma manifestação natural, talvez uma manutenção, uma resultante do "modos" do planeta existir. Podemos de alguma forma ter colaborado com isso? Talvez algum teste nuclear esquentando o que não deveria? Talvez. Mas com ou sem nossa participação vulcões sempre existiram e sempre irão existir. E da mesma forma outras manifestações da natureza sempre irão existir, independente da nossa existência ou não.
Mas o que impressiona mesmo, é a força e consequência de uma manifestação como essa. Quanto mais tecnologia temos, mais somos afetados, porque cada dia mais somos mais interligados e inter dependentes. Um acontecimento de grande monta reflete e repercute em todos os lugares, e atinge muito mais pessoas do que antigamente. Nesse caso, toda nossa tecnologia joga até contra, porque amplia o grau com que os eventos nos afetam. Com tecnologia ou sem tecnologia, com culpa ou sem culpa, a força da natureza é superior a tudo que conhecemos e pudemos criar até hoje. Essa força nos lembra, volta e meia, que nós é que pertencemos ao planeta. E não que ele nos pertence...
Imagens: Portal Terra.
Oi Rico,
ResponderExcluirCoisa boa ler este texto e pra não fugir ao costume,assinar embaixo com CPF e RG.Um evento como esse nos força a refletir o nosso lugar nesse grande organismo vivo que é a Terra e que por sua vez,é também uma pequena célula que faz parte de um organismo muito maior que é o Universo criado e ainda a ser...gostei muito da ideia de apenas um sopro,é isso mesmo!
beijo grande pra vc e todos os artigoleiros
Arti querido, outro dia eu estava tentando,mas não pude concluir a trajetória destas manifestações da Natureza dizendo "CHEGA!"
ResponderExcluirTremor no Haiti
Tremor no Chile e Pernambuco,
Tremor no México e norte da Califórnia
Tremor na China, com tsunami
Vulcão na Islândia...
-para ver se acompanhava a linha de acomodação ou rachaduras da terra, e suas placas...
Consideremos sim os testes nucleares que a França, dentre outros, fez para dentro da terra.
A Terra é a Terra. A "grande mãe".
E quem respeita as mães ?
Esta, reagiu e está batendo em todo mundo, botou a europa de castigo e os outros morrendo de medo de apanhar...Ou não ?
rsrsrs
Mas filhos só aprendem apanhando da vida...
bjk
Rico:
ResponderExcluirAchei muito sábia a observação da querida Jane: A Terra é a Mãe, a nossa Mãe, e como tal bota de castigo mesmo !!!
E nós, como filhos desobedientes que somos, continuamos a desobedecer !!!
Enquanto o homem achar que não deve ter " limites " , a natureza irá reagir mais e mais agressivamente ...
A melhor coisa que podemos fazer agora, é a concientização de nossas crianças, prá quem deixaremos essa Terra meio bagunçada !!! hehehe
Eles passam a ser a esperança de uma melhor maneira de viver e tratar nossa Mãe !!!
Abs
Art
ResponderExcluir"Apenas um sopro, na Islândia, e quase toda a europa perde sua mobilidade, deixa de voar. A nossa tecnologia não tem vez contra a força da natureza, nas suas diversas manifestações. Um vulcão em erupção é uma manifestação natural, talvez uma manutenção, uma resultante do "modos" do planeta existir."
A nossa terra mãe, como até mesmo nossas mães biológicas, passam por fases e acomodações por toda sua vida.
Me parece que esta acontecendo uma reacomodação geral da estrutura de nosso Globo e suas placas instáveis.
Será que temos participação real nestas modificações?
Acho que no mínimo por precaução deveriamos respeitar a Mãe Natureza como respeitamos e preservamos nossas mães!