Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A constante de Lost

Aviso: A Artigolândia acompanha Lost pelos lançamentos americanos, portanto, há spoilers para quem não acompanha em tempo real.

Quem poderia imaginar, lá nos tempos da escotilha, a importância que Desmond esconde na trama de Lost. Desmond tinha tudo para ser mais um personagem de transição, contando sua história e saindo de cena no momento explosão da escotilha. Mas não. Há muito mais sob responsabilidade do "brotha" do que se poderia imaginar até então.

Já nos episódios em que Lost entrou perigosamente no ramo de viagens no tempo, Desmond já havia figurado como uma constante, alguém que pode estar cá e lá e sobreviver. Essa foi uma breve dica da importância que o personagem poderia ter. E para quem achou que Lost já havia se arriscado com viagens no tempo, veio então mais uma surpresa, e o seriado também abriu negócios no ramo de universos paralelos, quase um modo Fringe de ser. Mais uma vez, Desmond desponta como a grande constante, o personagem que consegue estar lá e cá, e que pode contribuir mais uma vez para que esse "looping" seja resolvido. Ou terá o anti-Jack, men in black ou Lock bad version conseguido eliminar essa constante com um mergulho no posso profundo?

Poderá a realidade paralela ser uma espécie de segunda chance para os personagens? Será que teremos mais um vôo para a nossa querida ilha? E conseguirá a nossa constante fazer com que os "candidatos" a Jacob recuperem a consciência de que aquele não é propriamente o seu verdadeiro lugar? São muitas dúvidas para os episódios que vem a seguir, sem comentar o flerte com o que é realmente a ilha, informação que Richard já recebeu de Jacob, e que infelizmente não quis nos contar! E quanto a Hurley, sim, ele realmente merecia ser ouvido. Desde o início do seriado, ele era o que sabia de tudo, mas não fazia valer sua opinião. Foi o grande amigo e grande acompanhante de todos e de suas ordens. Agora, com a rédeas da trama na mão, quem manda é Hurley. Pelo menos nesse ato.

Tão perto do fim, já com a configuração praticamente confirmada de que Lost sempre foi sobre a eterna briga entre o bem e o mau, a ilha ruma para ser a prisão de uma espécie de "caixa de pandora", o anti-Jacob. E na verdade, o tão importante Jacob pode ser apenas o guarda Belo, aquele, que fica controlando a prisão...

Será?


Promo, Epi 6x13.





A Artigolândia no BBB agora acompanha o Aprendiz 7, clique na imagem:

20 comentários:

  1. Faz sentido o que vc diz mas ainda me sinto perdida em alguns pontos (por isso acho que vou rever alguns episódios desta temporada). Neste episódio não consegui entender o porque de Desmond atropelar o Locke (já que este não seria o Locke fumaça negra) e o porque do Desmond ser jogado no poço pelo Locke. Ele tenta matar a constante da ilha assim ? E pq 2 grupos ? Bem x Mal ?
    Ver esta temporada junto com o BBB não me ajudou. Acho que vou rever mesmo mas gostei da maneira que vc está vendo a ilha. desmond seria a constante da ilha e a ilha seria a constante dos nossos Losties. Seria isso ?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Já divulguei por e-mail aos amigos. Acho que vai além da luta entre o bem e o mal.

    Tenho uma teoria que me persegue há horas e não acho a resposta do conflito que permeia todas as relações pais e filhos. Pai-homem, não pais-parents, que sempre têm relação mal resolvida com seus filhos. Analise uma a uma:
    Locke e seu pai Anthony Cooper
    Jack e seu pai Christian
    Claire e seu pai Chrisian
    Aaron sem pai
    Kate e seu pai ausente/padrastoabusador
    Hurley e seu pai que sumiu por 15 anos e voltou quando ele ganhou na loteria
    Penelope e seu pai Widmore
    Sun e seu pai mafioso Paik
    Jin e seu pai paupérrimo pescador
    Sayd
    Ben
    Sawyer
    enfim,
    e assim vai, estendendo esse conflito pai e filhos sobre todos os personagens...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Brotha, eu tenho uma teoria!

    Eu tenho visto muitas pessoas estarem estranhando a absurda calma e serenidade que o Desmond tem apresentado. Então por que Desmond estaria com essa calma toda? É porque ele não viu a realidade paralela, ele viu...o futuro.

    Não são flash sideways. Não são flash da realidade paralela. São...flashforwards, cara, como sempre foram. Como? A explosão da bomba de hidrogênio não resetou porra nenhuma, só levou eles de volta a 2007, quando chegaram numa Ilha com Jacob recém morto. Nessa linha de 2007, a conclusão do que veremos na ilha nos levará aos reset que estamos vendo como se fosse um flash sideway - mas que NÃO É - ou seja, eles chegando no aeroporto sem o avião ter caído.

    É a porra de um flash forward, onde, sabe-se lá como, os personagens tiveram suas memórias resetadas e muitos deles tão tendo uma vida...perfeitinha demais. (Curiosamente, é o "eu queria consertar tudo, evitar ter feito tantas pessoas morrerem" que o Jack comenta nesse episódio - será que, ao final da realidade de 2007 na ilha, ele vai ser o responsável pelo reset que dá início a uma ilhada afundada, que jamais existiu, e no apagão da memória deles?)

    Seguindo essa cronologia, o que tivemos?
    No episódio anterior, um Desmond tendo contato com a "realidade paralela" - que, na real, é a porra do futuro. Ele tá calmo pra caralho na Ilha porque ele SABE que ele VAI sobreviver, que vai ser aceito pelo Widmore (por isso ele ficou tão calmo com o velho depois que acordou da experiência eletromagnética), ou seja; por ele tá TUDO SUSSA.

    Então, na ilha, o Lock ferra com ele jogando do poço - aposto que até o final o Desmond não vai mais encontrá-lo na ilha pra resolver o mal entendido. Por isso que no futuro, na dita "realidade paralela", ela enxerga o Lock e resolve se vingar, atropelando ele.

    Disseram que o atropelamento pode ser pra acordá-lo, tal qual Charlie fez com ele - mas e Hugo? Ele não tentou matar Hugo. E, cacete, uma coisa é ASSUSTAR alguém jogando-o num lago, como Charlie fez. OUTRA é ATROPELAR um PARAPLÉGICO em ALTA VELOCIDADE. Isso vai além do susto. Isso é tentativa de homicídio SIM.

    O Desmond não tá com o "poder de ver o mundo paralelo"; ele tá com o que sempre teve: de ver o futuro. Só que tão foda, que conseguiu ver através do reboot que eles vão tomar ao longo da linha que se passa na ilha. Por isso a calma dele. Por isso a vingança contra o Lock.

    ResponderExcluir
  4. O interessante é assistir a tudo como se fosse tudo o futuro, o que rola ali. VÁRIAS outras brechas são engolidas por essa visão do que tá rolando, vários ditos "furos" são sanados nessa minha teoria.


    1 - O que aconteceu com o Evil Lock na Realidade Paralela, se a prisão dele, a ilha, afundou? Resposta: é o futuro! E num futuro onde a ilha foi afundada há tempos. Possivelmente o autor do reboot vai dar um fim ao Evil Lock, sabe-se lá como. Por isso o Evil Lock simplesmente não existe na realidade paralela.

    2 - Reparem em várias falas de personagens. Eles sempre falam do passado. O Faraday diz: "eu JÁ explodi uma bomba", a Libby fala que JÁ caiu na ilha com o Hurley.

    3 - O japa lá pai do Miles, eu esqueci o nome, tá com as mãos. Ou seja, ele NUNCA esteve na ilha. O reboot não foi causado pela bomba de hidrogênio, ou o cara já estaria sem a mão. Fora os tantos outros que saíram da ilha misteriosamente a tempo; a teoria da bomba ter dado o reboot não cola.

    4 - O pai do Ben diz sobre terem participado da Iniciativa Dharma, MAS não fala que ela ocorreu numa ilha. Pode ter sido outras experiências.

    5 - E vai ter final mais "oooh" do que esse? Terem enganado a maior parte dos telespectadores, de que era um flash sideway, criticado por muitos, quando é a porra do futuro pós término da guerra Jacob x Evil Lock, que ESSA SIM vai gerar o reboot?

    6 - Temos 4 episódios. Acham MESMO que daria tempo do Desmond na "realidade paralela" (que, na real, é o futuro) fundir as realidades ou alguma merda assim? Não dá. Ele só vai reagrupá-los e NESSA "realidade", que é o futuro, eles vão se encontrar em algum lugar e lembrar de toda merda que rolou (que, no caso, foi toda resetada. Meio forçado, ter rolado um reset de tudo, mas é o que vai rolar). Enquanto que o clímax na ilha vai ser o desfecho da guerra e o fato que vai ensejar ao reboot, que nos levará ao início da temporada, quando o avião não caiu.

    ResponderExcluir
  5. Essa teoria do Jack ta foda, vou ler pela terceira vez.

    ResponderExcluir
  6. Qualquer dúvida ou apontamento de furo nela, bóra debater! Tava procurando um lugar com pessoas inteligentes pra discutir essa minha elocubração insana! =D

    ResponderExcluir
  7. No caso, é uma realidade alternativa, mas não PARALELA. Elas não ocorrem ao mesmo tempo. Foi truque narrativo GENIAL dos roteristas.

    Uma é conseqüência da outra. A realidade ALTERNATIVA (esse é o melhor nome) é um "o que aconteceria se a ilha JAMAIS tivesse existido"? Não teríamos muitas coisas, como um Sawyer recebendo uma caneta do Jacob pra escrever a carta de vingança que o tornou um marginal - e sim um Sawyer virando policial, entre outras coisas.

    A realidade vai ser resetada, mas não pela bomba de hidrogênio, e sim possivelmente pela derrota que o Evil Lock vai sofrer agora, na linha de tempo da ILHA que estamos vendo. Como conseqüência, teremos tudo que foi mostrado como "realidade PARALELA" no início da sexta temporada, quando na real é o futuro, é uma realidade ALTERNATIVA.

    ResponderExcluir
  8. E aí Jack!

    Vamos ver essa teoria com lente de aumento rsrs. Segura aí, que como o anonimo acima, rpeciso ler de novo! Já coloco umas dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Tem spoiler aí dizendo que Jack é que acaba dando fim no anti-Jacob (o que me deixa p da vida, pq eu não gosto do Jack (do Lost rsrs)

    Outro furo é que a produção estaria montando OUTRO avião. Retorno do avião da ilha? Ou eles DE NOVO cainda na ilha? Bom, Desmond vai rememorar as pessoas pra q elas se aproximem dos seus parceiros de ilha, mas em nenhum momento fala em voltar e tals. Isso confere.

    Nessa teoria, o Jacob não vai ter escolhido os seus canditados então? Então a ilha não existe? Ou Jacob simplesmente não recruta "eles"?

    Em suma: A bomba faz o que Jack queria, impede a queda do avião, mas não arrasta eles de volta imediatamente, eles ficam ali terminando a tal guerra entre Jacob (menino crescendo agora) e o anti-Jacob... que quando finalizar, o q? onde vão os personagens q estão na ilha?

    De qqer maneira, isso aconteceu, pq ta na memória deles... Uf. teorias de Lost são foda. Blogar BBB é bem mais fácil!

    ResponderExcluir
  10. Jack,

    tudo leva a crer que a série caminha para esse rumo realmente. Agora, só para ficar mais clara sua teoria, é bom salientar que esse "futuro" que estamos vendo nos flashsideways se passam no ano de 2004. Ou seja, alguém - o Jack, o FLocke, o Jacob ou sei lá quem - após os acontecimentos que veremos em breve, irá dar uma nova chance a todos e colocá-los numa nova realidade. Obviamente, estamos vendo esta realidade a partir de 2004, como se eles nunca tivessem caído na Ilha. Mas as mudanças já se deram muito tempo antes. Só não compreendi pq nesta nova vida até os que já morreram tiveram uma segunda chance. Afinal, "Dead Is Dead".
    Mas, como essa 6ª temporada não está me empolgando e eu já aprendi a aceitar tudo mesmo, pq já percebi que essa porra não faz merda de sentido nenhum - não há ligação entre os mistérios, não há um elo, uma coerência, enfim - agora me limito apenas a acompanhar o circo e ver como termina o "espetáculo".

    ResponderExcluir
  11. Rico, não li teu comentário ainda, só o início, mas já adianto: o lance do Jack dar cabo do Evil Lock não é spoiler, é palpite.

    Eu não assisto nem promo nem sneak pek nem o cacete a quatro sobre episódios futuros. Curto surpresa total. Só o título do episódio seguinte que acabo sabendo antecipadamente; e só.


    Então TUDO que eu falar saiu das minhas viagens mentais mesmo! Nenhum spoiler! :D

    ResponderExcluir
  12. Nessa teoria, o Jacob não vai ter escolhido os seus canditados então? Então a ilha não existe? Ou Jacob simplesmente não recruta "eles"?


    Possivemente. Nessa teoria, a ilha afundou há muito tempo. Não sei a origem do Jacob, mas ele, na ilha, não é necessário. Ali ele servia pra proteger a ilha, que era a prisão do Evil Lock. Sem Evil Lock, talvez não precise de um Jacob NA ILHA. (Lembram que a "ilha" afeta as pessoas fora da...ilha? Quando Michael saiu dela, ele ainda não tinha "terminado" de fazer o que tinha que fazer e ela nem deixava ele se matar).
    Então Jacob, onde quer que esteja, não precisa de um candidato mais.


    Em suma: A bomba faz o que Jack queria, impede a queda do avião, mas não arrasta eles de volta imediatamente, eles ficam ali terminando a tal guerra entre Jacob (menino crescendo agora) e o anti-Jacob... que quando finalizar, o q? onde vão os personagens q estão na ilha?

    Exatamente. Eu ACHO que vai ser o desfecho da briga entre os dois que vai culminar, AÍ SIM, na realidade alternativa (que pensávamos ter sido acionada pela bomba de hidrogênio). Os personagens da ilha serão resetados, a ilha deixando de existir, aquela realidade não existe mais. Tal qual eles sumiram em 1974 quando detonaram a bomba de hidrogênio. Pluf.


    De qqer maneira, isso aconteceu, pq ta na memória deles... Uf. teorias de Lost são foda. Blogar BBB é bem mais fácil!

    Sim, por isso eles tão lembrando.

    Agora o gancho: algo VAI acontecer que vai dar o reset. A ilha afundou. Mas...e se o autor do reset não foi Jacob concedendo desejos aos Losties? Ou um novo protetor (Jack? Hurley? Dos candidatos, aposto neles) mudando toda a bagaça? Não tem dali quem mais pense em "consertar" tudo que o Jack. Esse seria o conserto.

    Maaaas...e se o autor da bagaça toda foi...o Evil Lock? E se ELE que venceu? E colocou os Losties nessa vida bacana pra cacete que eles tão levando? Uma ilusão pura, e Desmond vai descobrir isso e ter que evitar na realidade alternativa? Ou isso vai ser um gancho no último episódio, pra ficar "pqp, o Evil Lock venceu", que acompanharíamos isso na realidade da ilha, e veríamos um Desmond sacando isso na "realidade alternativa"? Seria foda também, acabar com esse ar trágico.


    Maaaas eu aposto num Jack consertando tudo mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Ou seja, alguém - o Jack, o FLocke, o Jacob ou sei lá quem - após os acontecimentos que veremos em breve, irá dar uma nova chance a todos e colocá-los numa nova realidade. Obviamente, estamos vendo esta realidade a partir de 2004, como se eles nunca tivessem caído na Ilha. Mas as mudanças já se deram muito tempo antes.


    Exato!

    Mas aí que tá, a gente assiste a nova realidade a partir de 2004, mas não foi SOMENTE um "eles nunca caíram na ilha". As mudanças, como tu disse, se deram antes. Mas o quão antes? Desde 1974, quando a ilha teria afundado com a bomba de hidrogênio? Não! Porque o pai do Miles então deveria estar sem a mão!

    As mudanças são de uma realidade SEM A ILHA interferindo na vida deles. Por isso as mudanças vem de bem antes, mas nós acompanhamos só a partir do poso do avião, porque foi um truque sacanão dos roteiristas pra acharmos que aquilo foi graças à bomba de hidrogênio! :P


    Só não compreendi pq nesta nova vida até os que já morreram tiveram uma segunda chance. Afinal, "Dead Is Dead".

    Bom, num universo sem a ilha, Charlie, Libby, etc, nunca caíram...na ilha, onde morreram. Por isso eles estão vivos.

    E esse não é o sonho do Jack? Consertar tudo? Evitar todas as mortes? Não foi por isso que ele detonou a bomba?

    Eu acho que ele vai conseguir cumprir a missão, e vai ser algo à contragosto até do Jacob - vai bancar o rebelde e acabar com a bagaça toda, como na cena em que ele arrebenta os espelhos do faról. No maior estilo "foda-se isso tudo".

    ResponderExcluir
  14. Jack,

    vc falou algo que acendeu um pavio em mim. Lost está caminhando para se tornar uma espécie de Matrix. Faz sentido. O Flock vence, "aprisiona" os Losties e os mantém num sonho eterno. O que estamos acompanhando nem mesmo chega a ser uma realidade, mas um sonho "comum". O objetivo de Desmond é despertar todos. Uma vez livres eles acordam e descobrem que ainda estão na Ilha. Isso no antepenúltimo ou penúltimo episódio. Daí, com a ajuda de Desmond é que ele conseguem de verdade acabar com o Flocke no último episódio. Viajei legal agora, rs. Mas se for isso mesmo não é nem um pouco inovador pro que Lost se propôs. Muitos filmes já exploraram essa temática à exaustão.

    ResponderExcluir
  15. Da maneira como está sendo contada, a história só pode terminar de 3 maneiras (pelo menos a história da guerra dos mocinhos contra os bandidos)

    1 - O new and bad Locke é eliminado (não morto, pq aquela coisa não morre). Então a ilha perde o sentido, pq ela deve mesmo ser a prisão dele. Assim como a necessidade de um Jacob da vida deixa de existir. Portanto, sem necessidade de "candidatos", e o avião segue o curso pra LA.

    2 - O new and bad Locke vence e escapa da ilha. Mas como não queremos que o mundo acabe, os produtores não vão abrir a caixa de Pandora.

    3 - O new and bad Locke é preso de novo, e já que Jacob foi dessa pra outra melhor (?) um dos candidatos vai ter que ficar lá de porteiro. Nesse caso, esse eleito não volta lá pra realidade alternativa. Tem alguém que não apareceu lá?

    ResponderExcluir
  16. Rubens, eu acho essa teoria da New Matrix até mais válida que a que a maioria tá considerando; essa de flash sideways.

    Eu acho que vai ser MUITO murcho se isso realmente foi uma realidade PARALELA, como tá parecendo desde o início. Considerando tantas vezes que os roteiristas nos enganaram, com o que parecia ser mas não era (como o início da segunda temporada, quando aparece um Desmond em um "apto" fazendo exercício e ouvindo música...quando sacamos que ele tá na ilha).
    Pra mim, alguma surpresa tem aí



    Rico, sobre o ponto 3 - dos candidatos, todos já apareceram na realidade alternativa.

    ResponderExcluir
  17. Eu não assisti aos promos do próximo episódio, só sei o título, e com base nisso e no desfecho desse "Everybody loves Hugo", vou dizer o que acho que deve rolar: é o episódio do Jack e John. Shepard e Lock.

    Finalmente a premissa que vimos no primeiro episódio dessa temporada vai rolar: Jack vai curar Lock. Com o atropelamento, Lock deve ir ao hospital do Jack.

    Enquanto isso, na ilha, Jack encontrando "Lock". Há quanto tempo Jack não via o Lock? Por isso o choque, por isso aquele olhar. O Monstro de Fumaça vai saber usar as memórias do Lock pra bater um bom papo com o Jack, digno dos clássicos.
    E como Jack vai ser atingido por isso? Afinal, foi Lock que fez vermos um Jack em trapos depois de ter saído da ilha, barbudo, deprimido, tentando reunir todos pra voltarem à ilha. Foi Jack que era o contraponto ao homem de fé, o Lock. Foi um Jack que leu as últimas palavras de Lock ditas a ele, no avião da Ajira, em uma carta de despedida: "Queria que você tivesse acreditado em mim". O homem de fé, o homem que acreditava, queria que o homem da ciência tivesse acreditado nele e só.

    O episódio promete.

    Muitos não gostam do Jack, mas eu admiro o personagem. É o líder que erra, faz cagada, e quer fazer tudo que um líder tem que fazer: salvar todos. Difícil e um martírio, ainda mais numa situação extremada dessas, cheia de perigos. Sempre foi cômoda a situação do Sawyer, de crítico badass, mas o lugar mais difícil era o do comando. E nesse episódio passado, vimos o quê? Jack se rendendo aos comandos de outro, de um indeciso Hurley. Nas palavras dele "é horrível ver as pessoas me mandando o que fazer" (alguma semelhança com Lock, alis?), mas ele tá lá, fazendo isso. Lembram das palavras do Jacob ao Hurley, após a destruição do faról? "Hugo, alguns a gente convence entrando num táxi e dizendo o que fazer. Outros...temos que deixar olharem pro horizonte por um tempo". Jack não é comandado, ele é o que comanda. Mas tá aprendendo a mudar, tá deixando outro guiá-lo. Tá bacana de ver.

    ResponderExcluir
  18. Ai, jack, ai, Arti...

    Orgasmos intelectuais lendo as teorias de vocês, juro!

    E rindo do entusiasmo louco de Arti esperando os post/respostas de Jack, e vice-versa...

    Mas não consegui ler todo o desenlace das teorias de voc~es: amanhã no plantão analisareis todo o Lost paralelo de vocês.

    Essa teoria do Futuro está muito boa, hem Jack ;)

    Segredinho: também sou Lostmaníaca, mas me perdi :(

    ResponderExcluir
  19. Ah, esquecí de comentar!

    Gostei muito das novidades do banner lá de cima, viu.

    Ou pensou que não tinhamos notado? ;)

    ResponderExcluir
  20. Linkei estes comentários no post do Big Vício BBB, porque asa teorias estão deliciosas!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails