Pesquisa personalizada

terça-feira, 13 de abril de 2010

O povo pelo povo.


Sempre defendi um fato polêmico, bem polêmico na verdade, sobre nós, o povo. Quando falo de políticos, e os leitores mais antigos aqui da Artigolândia sabem disso, sempre credito uma boa parcela da canalhice que é nossa política ao povo. Sim, somos também culpados por tudo isso. Na postagem sobre a tragédia no Rio, um leitor comentou exatamente esse ponto, que se o povo não tem educação para manter as ruas limpas, se ele não faz a sua parte, não adianta cobrar da defesa civil ou do governo. E é sim verdade. Não existe medida isolada para o Brasil.

Pegando o gancho da questão dos alagamentos que assolam muitas das nossas cidades, as soluções são ligadas e dependentes. Não, a defesa civil não vai resolver sozinha. Não, só o governo e o plano diretor não vão resolver sozinhos. Sim, o povo precisa participar e fazer sua parte. Mas todos precisam agir, e precisa ser ao mesmo tempo. Nada isolado vai funcionar. Mas porque então os representantes do povo é que são sempre cobrados? Ora, porque eles é que ganham para isso. Esse é o trabalho deles! Mas e o povo? Ah, o povo precisa sim fazer sua parte, lógico que precisa, sem dúvida nenhuma. Sim, eu sei, tem o fator educação, tem o fator condições básicas de sobrevivência, oportunidades... É, tem. Tem muito. Mas um dia precisamos começar, ou nada vai mudar. E quem vem primeiro, a galinha ou o ovo? Bom, nesse caso, de quem cobra quem, de quem faz sua parte primeiro, esse galinheiro precisará ser mágico. Vai ter que ter galinha recém nascida botando ovo! E ovo aparecendo sem galinha para colocá-lo. Ah vai.

O povo precisa sim fazer por ele mesmo. E esse ano mais uma oportunidade se aproxima, é temporada de eleições. É o momento em que o jogo vira, e quem pede são os políticos, e não mais o povo. É temporada de lembrar tudo o que aconteceu, de tomar memorex e lembrar dos ladrões, dos canalhas, dos hipócritas e varrer com eles com a mesma eficiência que as multidões se uniram no último reality show brasileiro, o BBB 10, que quebrou o record mundial de votos. É hora de mostrar que a parte do povo será feita. Pelo menos a parte da escolha correta dos seus representantes. Depois, tem todas as outras...

Sim, eu lembro, eu mesmo disse que o povo não está preparado, não tem educação suficiente, não tem preparo para escolher, o povo troca seu voto pelo pagamento de uma conta de luz, por um rancho, por uma promessa vazia. É, é verdade. Mas também é verdade que boa parcela da população já tem essas condições, e engajada, pode sim preparar quem não está preparado. Pode indicar, pode ajudar a formar opinião, pode fazer a diferença. Mas para isso, claro, não pode haver trocas de favores. Quem o fizer, tem que fazer pelo povo e para o povo. Não pela sua empresa, pelo seu bolso, ou pela sua própria ideologia política, já cega pelo tempo. É tempo da galinha nascer junto com o ovo. É tempo de jogar ovo em quem merece, é tempo de chocar os bons que podem alguma coisa fazer. Mas para isso, nós, o povo, temos que fazer a nossa parte. As eleições estão aí, é um bom começo.

Ou vamos ficar esperando a galinha dos ovos de ouro?


13 comentários:

  1. Oi Arti,

    Sou muito otimista quanto o futuro do povo brasileiro. Acho que há um amadurecimento e envolvimento cada vez maior. O problema é que esta mobilização e consciência deve ser mais rápida. Tem que acelerar o processo.

    Acabei de comentar em outro post que sou síndica há 6 meses. É uma experiência muito boa para aprender como as pessoas se comportam perante uma figura que os representa. É uma pequena amostra mas dá para "ver" claramente o comportamento da minoria que participa, sugere e exige seus direitos de uma maioria que só reclama, principalmente quando ocorre uma "calamidade" (falta de água no condomínio) ou quando o condomínio aumenta de valor.

    Mas o representante, seja um simples síndico ou um governador, deve também ter uma postura de estimular o povo a participar. Dar abertura. Se esforçar um pouco e não ficar na posição passiva.

    ResponderExcluir
  2. Oi Arti:
    Concordo com você que esta situação é como um bumerangue: volta sempre pro mesmo lugar de origem !!!
    E, que a origem é o X da questão: origem das pessoas, dos políticos, dos votos...
    Pessoalmente, tenho achado que o povo tem votado mal por um motivo nobre: as opções de voto, um voto honesto e consciente, quase não existem !!!
    As opções são quase nulas, pois são sempre " os mesmos " , a continuidade calhorda e que ainda não se cansou de nos roubar e fazer de trouxas !!!
    E aí, você vota no " menos pior " ...
    Não sei como é no seu Estado, mas no meu tem sido assim !!!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Art

    Um bom começo é fazer um exercicio de memoria simples:
    voce lembra em quem votou nas ultimas eleições?
    se o candidato foi eleito, vc acompanhou o mandato?
    garanto q muita gente não vai saber responder!

    E tanbém não gosto daqueles q fazem como Pilatos : anulam seus votos.

    ResponderExcluir
  4. Art (Rico)
    Ótimo motivo para artigolarmos. Julgo que poderá trazer mais frutos que o BBB.
    Se conseguirmos trocar idéias e opiniões aqui posso garantir que nestas próximas eleições teremos mais votos conscientes, com convicção que estaremos elegendo alguém mais comprometido com o povo e que nos represente de fato.
    Vamos entrar de cabeça nessa.

    ResponderExcluir
  5. Arti, com relação aos problemas climáticos, note que um meio-ambiente desfavorável ajuda em muito no surgimento de uma consciência de coletividade nas camadas mais isoladas e menos protegidas da população. Muitos dos "corpos de bombeiros" que existiam em comunidades afastadas em países hoje desenvolvidos nada mais eram que grupos de pessoas de aldeias e pequenas cidades que se auto-organizavam como bombeiros. No Brasil o clima é favorável demais e isso favoresse a persistência da incapacidade de auto-organização na população.

    Com relação a eleições e política, legal seu ponto de vista, mas ativismo político não é relevante para o desenvolvimento de um pais. Paradoxalmente, nos paises mais desenvolvidos existe pouca participação política.

    Necessariamente o desenvolvimento de um pais depende da capacidade do indivíduo de assumir responsabilidades pessoais e isso normalmente deixa pouco tempo livre para política. Se o cidadão é ativamente responsável em seu dia-a-dia o político também o será.

    Na minha opinião é melhor deixar de lado a boa e velha conversa de que discussão política é fundamental para o desenvolvimento do pais. Não é. Singapura, por exemplo, é de fato uma ditadura. Em paises escandinavos a política é basicamente amadora, sendo a integridade do indivíduo e sua dedicação que mantém o sistema funcionando. Não preciso nem dizer o quanto os chineses são alienados politicamente, mas será sob a batuta da China que o mundo será regido em breve (os EUA? Condenados a se tornar terceiro mundo). É a intensidade do nacionalismo e/ou a inteligência e tenacidade natural da população que cria o desenvolvimento. Eleições e outras atribulações democráticas são comentários adicionais no panorama geral.

    PS: infelizmente sou como o Dumbledore na figurinha que vem com o sapo de chocolate e tenho que sumir o mais rápido possível. Não posso dialogar, só deixar palavras ao vento e correr :).

    ResponderExcluir
  6. Eleições e voto....taí um assunto espinhoso.
    Eu confesso que ando bastante preocupada com as eleições desse ano.

    A LUCI com bastante propriedade disse: " As opções são quase nulas, pois são sempre " os mesmos " , a continuidade calhorda e que ainda não se cansou de nos roubar e fazer de trouxas !!!
    E aí, você vota no " menos pior " ..."

    E é por concordar com a Luci que discordo da Mirella: " E tanbém não gosto daqueles q fazem como Pilatos : anulam seus votos."
    Desculpe Mirella, mas eu anulei meu voto para prefeito, vereador e deputado. Só não anulei na época para senador, presidente e governador. E sabe porquê? Porque pra senador e governador eu realmente tinha um candidato no qual eu acreditava, conhecia o trabalho, poderia cobrar. Para presidente era uma questão de partido político...infelizmente será o mesmo esse ano, vou ter que votar num candidato para tentar impedir que um partido político que eu ABOMINO se perpetue no poder.
    Quanto aos outros anulei sim porque pra votar no "menos pior" é melhor não votar. Eu vou ainda mais além, se aqui no Brasil o voto não fosse obrigatório talvez só quem realmente tivesse um candidato de verdade, um escolhido, votaria. Mas muitos chegam no dia da eleição e pegam o primeiro panfleto que encontram vão lá e votam. Triste. Anular o voto pra mim não é uma vergonha, é um exercício de democracia tanto quanto o voto, é vc simplesmente se recusar a votar pelo votar, se recusar a se deixar enganar pelo canto da sereia............

    ResponderExcluir
  7. Eu estou tão cansada que prefiro esperar a galinha dos ovos de ouro, rsrsrs.

    Mas acho que vc está certo, se a população não fizer a sua parte não adianta o governo agir, é uma ação que precisa sem conjunta, em equipe. bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Rico,chegamos enfim :)
    Acho que vc esqueceu um elemento importantíssimo em se tratando de eleições:a mídia!
    Concordo em termos com o anonimo que não pode dialogar ;).

    Sobre mudanças climáticas,tenho uma opinião um pouco diferente mas embasada cientificamente,pois vivo com uma pessoa que é Dr. no assunto.Na verdade,se todas as melhorias ou bem feitorias tivessem sido feitas e ainda que,durante esses anos não tivéssemos desmatado ou produzido tanto CO2,ainda assim, não seria possível evitar essas intemperes que chamamos de mudanças climáticas.Acredite,são naturais e independem da nossa "participação".
    Bem,se evoluir o assunto ou se houver interesse,volto a escrever.
    Política sei que é complicado,pq se vamos discutir/dialogar,o ideal seria que fosse apartidária,coisa bem difícil,né? Tanto ou mais que BBB,hehehe.
    De qqr maneira,mais uma vez,parabéns pelo post,pelo ineditismo,pela coragem e bom humor de sempre.Vc realmente foi "A" descoberta nesse meio doido que é a netbbb.

    ResponderExcluir
  9. Fala aí gente. Bom estar de volta.
    Moro em Niterói, e a coisa aqui foi pesada.
    Fiquei sem internet até ontem. Uma semana no total.
    O bairro onde eu moro não foi diretamente afetado pela enchente, mas indiretamente sim, é claro.
    Ficamos ilhados, sem ter como sair da região oceânica nem sequer até o centro de Niterói. Faltou luz, telefone, internet...
    Nada grave, levando em consideração a quantidade de gente que morreu ou perdeu tudo o que tinha.
    Enfim, estou aí de volta, dando sinal de vida.
    Depois comento sobre o post do Rico, mas por enquanto vou só levantando uma lebre:
    Estão removendo as famílias que moram nas áreas de grande risco geológico por aqui.
    O que vocês acham que vai acontecer com essas áreas ?
    Vão ser respeitadas pelo fato de terem sido condenadas ?
    Ou daqui a uns 2 ou 3 meses já vai ter novos habitantes ?

    ResponderExcluir
  10. Rico, aquele seu post do sindico...
    Não é possivel cara, isso é piada e você aproveitou pra se colocar nela.
    Porque se for verdade é bom demais.
    Se for verdade cara... Eu se fosse você me mudava.
    Sensacional hahaha

    ResponderExcluir
  11. rico, vou ler o artigo do síndico, pois já fui síndica de um senhor edifício residencial entregue após o praso e inconcluso. e fui a primeira locatária a ganhar uma causa contra o banco central e sistema financeiro de habitação contra os resíduos de financiamentos e aumentos absurdos de mensalidades cobradas, que abriu jurisprudência pra q todos os q tinham financiamento de casa própria entrassem na justiça e revissem seus contratos.
    .
    dai eu parto pra esse aqui do povo. desse povo que está nas mãos de políticos nanicos, mas se
    "benefiam" com um bolsa-família? de povo classe média q tem seus direitos cada vez mais usurpados e são os q mais sofrem com as taxas terríveis sobre serviços e consumo? ou o povo do
    "far niente" q mama nas tetas do poder q cada vez mais se sustenta na corrupção e benefícios infindos.
    .
    uma ação, seja ela qual for, por menor q seja, individualmente, pode sim mudar alguma coisa no sistema, seja qual for ele, mas muda.
    .
    menos a lei da ficha suja, não? menos a da lei é igual para todos, etc...
    .
    são polos opostos: a ação do povo e a dos que detem o poder. mas q são eleitos por que? pelo povo. que nem se lembra mais dos mensaleiros q
    irão se candidatar sim aos mesmos cargos ou outros, nas próximas eleições.
    .
    alguém citou a mídia e a ela devemos tanta informação que nos chega, ao vivo, pra que nós julguemos quem merece e quem não merece o nosso voto. mas...os nanicos estão ai, como instrumento pra sustentar o poder estabelecido.
    .
    não sou contra o volo nulo. é direito de todos.
    .
    mas ainda temos muito chão pra andar. e povo na rua é manifestação que pode influir. discordo do
    coleg alí que não vê resultado em cassação de um arruda, em manifestação contra a hidroelétrica belo monte, contra a ocupação de terras indígenas - tenho reservas quanto a isso - mas elas funcionam sim.
    .
    pena termos uma UNE entregue ao poder, porque se assim não fosse os enems da vida seriam abolidos, pela incompetência dos gestores da educação.
    .
    agora é a tragédia do rio e vemos o governador dizer na tv: "devemos cobrar sim das autoridades um posicionamento". pergunto: o que ele é? o que lhe compete, enqto governador? etc.
    .
    assunto q vai longe! mas q devemos sempre considerar e participar sim.
    .
    se o povo não tem educação mínima, formal, como terá a que vem de berço? por um bolsa-família?
    rs
    .
    abrs!

    ResponderExcluir
  12. Com uns dias de atraso, depois de sair do aperto da facul, volto aqui para comentar, rsrs.

    Eleições + Brasil é sempre um fato complicado, além de que já há aquela máxima de que "Brasileiro não sabe votar". E quanto à questão de educação, e tal, aí está o problema, como proceder?

    Pois do jeito que está, só vejo uma saída: deixar todo o modelo atual, que já tem 510 anos, de lado, e começar um novo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails