Pesquisa personalizada

domingo, 11 de abril de 2010

Depreciou? Chama o Síndico!

Uma coisa que me deixa maluco em conversas de buteco, é a tal da depreciação. Quanto é difícil elogiar alguém, sem depreciar outro alguém! Como é difícil! Chega um chefe novo, e todos dizem: Caramba, como esse cara é legal! Muito diferente daquele outro safado que se achava o máximo! Que diferença! E isso vale, com o professor, com o colega de aula, com o vizinho, com o goleiro do time do coração... A lei da depreciação no elogio é tão válida que um elogio sem depreciar outra pessoa soa até estranho!

Então ontem, chegando na portaria do edifício onde moro, encontro o novo síndico, eleito 3 meses atrás. E já chego feliz, elogiando, falando da nova cerca elétrica (já que moro no Brasil, país onde os cidadãos moram no presídio e os bandidos fora dele), das modificações que ele anda fazendo, e claro: Criticando a ex-síndica! Porque agora sim o prédio tem pulso, antes parecia tudo abandonado, ninguém se importava com nada... Enfim. Segui uns 15 minutos naquele caminho que vivo criticando, o elogio depreciativo. Afaga de um lado batendo no outro. Parece que elogio é um artefato finito, que para entregar algum, você precisa fabricar ele retirando de outro lado através da depreciação. Parece que para entregar com a mão direita, precisa tirar com a mão esquerda. É algo que realmente me intriga e me incomoda.

Findada a sessão elogios ao novo síndico, que ouvia tudo em um silêncio perturbador, segui prédio adentro. Mas segui caminhando quase em dúvida, intrigado com a indiferença com a qual o síndico que vinha fazendo um excelente trabalho ouvia a tudo que eu falava. Todos adoram elogios! E esse senhor parecia ficar cada vez mais contrariado ao ouvir o quanto ele era mais competente que a antecessora dele, aquela mulher que ninguém sabia que existia! Então já quase no elevador, o porteiro me chama todo sem jeito:

- Senhor, senhor!
- Fala Zé Mario! Mas senhor não, por favor!
- Então, é só para avisar, que quando for elogiar o síndico, não fale tão mal da esposa dele! A ex-síndica!

É. É moleza ficar intrigado e irritado com o que os outros fazem. Portanto, é como eu digo: Depreciou? Chama logo o síndico!


12 comentários:

  1. Boa noite Rico,

    Estou rindo muito da sua depreciação. Vc pagou um mico. rsrsrsrsrsrs
    Uma ótima semana para vc.
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Rico,
    Putz!
    Coitado do canhoto! rs
    Rindo!
    Abs
    lauromariah

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rico,

    Esse probleminha aconteceu quando cheguei na cidade que moro... quando ia comentar algo sobre alguém, sempre tinha um que dizia:é meu primo, meu pai, meu irmão ...

    Ainda bem que na maioria das vezes, ou era elogios ou coisas banais.

    Mas sempre atentos com quem falamos e o que falamos... sempre haverá um parente por perto! :-)

    ResponderExcluir
  4. Haehuhuhee

    Grande Rico! Fala sério, isso é um conto, né? Não é a sua cara essa situação aí. Tão acostumado a tratar tão bem até os vizinhos mal-educados. =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ei Rico,

    Vc mudou o "letreiro" (?não sei como chama?rs) do Blog né...Amei, achei mais chiq que o outro.

    Bom, tô rindo aqui do post mas pensando que realmente é errado a gente para elogiar um muitas vezes depreciar outro. Mas nesse caso de síndico e condomínio não tem muito jeito né? É igual gestão política, sai um governante entra outro...tem como não comparar? Tem como não reclamar/elogiar? Impossível!!!

    E, esse lance de síndico/condomínio é assunto pra post sério, porque sempre rende assunto. Não sei como funciona aí, mas aqui onde moro sempre ou o síndico recebe uma remuneração pelo serviço prestado ou então não recebe a remuneração mas fica isento de pagar condomínio (o q pra mim sempre vejo como mais vantajoso). Ora, o mínimo que se espera é que eles façam alguma coisa boa e util pelo prédio, sejam cordiais, solícitos, pacientes....rsrs etc....
    E o síndico tem que saber que não tem como agradar todo mundo, isso é impossível...então tem que estar preparado tanto para os elogios quanto para as críticas....quer saber, no final das contas foi ótimo porque ela vai saber que não fez aquilo que deveria ter feito e que parece o marido resolveu fazer....rsrsrs o chato é que vc não sabia que o cara era marido dela...rsrsrs mas e se soubesse??? No máximo daria pra omitir as críticas, mas será que o caminho é esse? Afinal tenho certeza que a sua parte vc fez, pagou certinho todo mês o seu condomínio...............e ela?

    ResponderExcluir
  6. Oi Arti,
    hahahaha...mas que situação heim?! Sou subsíndica do meu prédio e sou solidária a vc nesse comentário...a comparação é inevitável, no meu caso, recebo críticas diárias dos moradores sobre a péssima adm do atual síndico, as quais estou de acordo e não posso fazer nada, a não ser aguardar o término do mandato dele no final deste ano, como desejam a maioria...
    Abs
    Ritah

    ResponderExcluir
  7. Que azar, hein, Rico? rsrsrsrs

    Bom, essa coisa de elogiar, criticando um terceiro, é coisa que, na minha opinião, vem acontecendo muito, de forma que todo mundo já cometeu esse pequeno pecado...

    ResponderExcluir
  8. Rico, você é um cara de sorte! A ex-síndica ineficiente é esposa do atual síndico! Poderia ser pior: ela poderia ser a SUA esposa, ha ha ha ha!!!
    Abraços my dear!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, muito bom até pq. vira e mexe nós cometemos esse erro que é elogiar depreciando o outro... muito oportuno e tipo sua gafe foi ótema hahaha!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Poxa Arti, esta doeu hein! :D

    Gente, o que é isto! Que imagem dos síndicos! Eu sou síndica há 6 meses ...rs
    Tipo, já tem morador (com débitos...) fugindo de mim sem eu nem conhecer...hilário!
    Olha, não é algo fácil. Eu mesma só aceitei pois NINGUÉM queria e como estou grávida e sem trabalhar resolvi usar este "tempo" desempregada para exercitar um pouco de cidadania.

    Mas sabe o que eu acho pior? Aquele morador que NUNCA foi a nenhuma reunião ligar/parar para reclamar ou requisitar coisas que foram amplamente discutidas nas reuniões.
    Se vc é assim tb Arti, MOOOOORRA!Huahahaha!!! :D

    PS: Meu filho de 5 anos após ouvir várias pessoas me chamando de síndica pergunta para meu marido: Papai, a Kátia fica chamando a mamãe de síndica. Isto é bom ou ruim?

    Huahahahha O maridão jogou a bola pra mim na hora!

    ResponderExcluir
  11. As duas coisas são curiosas mesmo. Primeiro, essa compulsão por aliar uma crítica a um elogio! E depois, a questão do síndico... Ah, a questão do síndico...

    Mas Vera, pior q eu gosto de ir em reunião de condomínio, pior que gosto!

    Zeno, 1x0 pra ti!

    Valeu Graúna, Cel, fernanda, Sara, Pablo, Rubens, Lauromariah e Ritah pela visita!

    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  12. ai, arti!
    .
    se cada ex-síndico contar o q vive, vô te contar.
    e os condômitos também. mas essa vale a pena:
    .
    era síndica, somo lhe disse, num edifício de aptos duplex -alto nível,não?rs- q foi entregue após o prazo previsto e inconcluso. bota down nisso ai.
    .
    o ambiente era fogo pq ainda tinhamos pedreiros em trabalho, etc... e os conflitos passaram a ser até político- partidários pq nele moravam secretários do governo.
    .
    relações múltiplas à parte, eis q num final de tarde o zelador me interfona avisando q tinha um "homem nú" no prédio. rs
    .
    como? por onde entrou? avise a tds q não saiam de seus aps! e mais providencias pra encontrar o tal homem. e nada!
    .
    fiquei no aguardo ouvindo meu som e fumando na espreita pra ver no que dava. mil opiniões: um louco? bêbado? etc...e meu interfone não parava.
    .
    procuraram em tds os espaços comuns e nada! até q parei pra pensar por onde andaria esse homem.
    .
    e a música tocando. inventar um, eu não poderia.
    .
    até que a pergunta básica, eu não havia feito: quem o viu? interfono pro zelador e ele me informa: dr. tal do 703. putz! logo êle!
    .
    resolvi aumentar o som e pensar mais, tal era a
    situação.nada de som baixo!!! rs
    .
    eis! interfono pro dr do 602, onde morava um jovem excutivo. só! oi! que manda?
    .
    pergunto na lata: vc está nú? rsrsrsrsrsrs
    .
    como vc sabe? mais rsrsrs
    .
    tá ou não tá?
    .
    acabei de sair da hidro. cheguei do trabalho e vim direto. tá quente demais. mas pq a pergunta?
    .
    responde só: vc está nú? só isso.
    .
    sim. nem peguei meu roupão. tirei logo a roupa e cai n'água.
    .
    ok! olhe pro aptº do dr... e veja se tem alguém na sacada.
    .
    pqp! ele tá lá! mas eu tô dentro do meu espaço.
    .
    resolvida a questão. rs
    .
    escrevi uma matéria prum periódico daqui e ai é q foi o auê. discutir o q havia acontecido em público. só q não dei nomes aos bois. então...
    .
    em síntese, o dr. havia chegado no aptº e sua mulher estava na sacada. fazendo o que????? rs
    .
    interfonei para o zelador liberando todos pra q
    saissem. e fui tomar uma cervejinha com o homem nú. já estava vestido, é claro!
    .
    .
    rimos aufa e em uma reunião especial o assunto foi tratado. haja síndica!
    .
    ria e abrs!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails