Pesquisa personalizada

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Férias, para que?

Não sei ao certo que momento foi esse. Mas foi. Foi alguns anos atrás, que decidi que só tiraria férias para viagens mais longas. No verão, a praia é tão perto aqui da Capitolândia que é possível ir todo fim de semana. Sair de férias para ficar em casa eu já considerava um absurdo completo.

Viagens mais curtas, fazia em feriadões e tal. Tranquilo. Aproveitava bastante. E as férias ficavam para as aventuras de maior vulto. Funcionou por um tempo. Fiz algumas viagens, aproveitei bem as férias, até o dia que as coisas convergiram para não saírem mais viagens. Quando queria, não conseguia sair da empresa. Quando pensava em programar a longo prazo, acabava mudando de idéia no meio da jornada. Cheguei a reservar passagem duas vezes nos últimos 2 anos. Cancelei. Ou era um motivo, ou outro. E fui indo, sem férias. O tempo foi passando, e eu achando que férias, só para viajar. Não precisava descansar por descansar. Perda de tempo. Ia tocando minha pesada rotina com cursos, trabalho, e muito esporte. Então, como meus amigos sedentários costumam dizer: Vocês atletas é que vivem machucados, os sedentários nunca se lesionam. Certo. Me lesionei, e fiquei de molho algum tempo, sem o esporte forte para relaxar. Mas mantinha minha idéia. Férias, só para viajar.

Então o stress começou a pegar. Mas quando percebemos que o stress começou a pegar, é porque o momento está pesado no trabalho. E adivinha? Quando o momento está pesado no trabalho, aí sim que não se consegue sair de férias. É paradoxal. Mas é lógico. Quando você precisa mesmo de férias, é o exato momento em que não poderá sair da empresa de jeito nenhum. E esse é o momento em que o stress te lembra porque ele é um dos assuntos mais batidos da atualidade. Então eu entendi que férias não é para viajar. Até pode viajar. Se puder, deve. Mas não, viajar não é o objetivo principal das férias. Descansar é que é o ponto. O corpo e a mente. Mais a mente do que o corpo, porque a mente manda no corpo. Mas o corpo não manda na mente. A grande moral é: Tirar férias é bom, excelente, essencial, fundamental. Mas precisar de férias pode complicar. Então não espere precisar. Tire férias antes de precisar, que essa sim vai ser aproveitada. Se já estiver precisando, vai acabar só descansando. E só descansar é exatamente o que eu sempre quis evitar...


Curtir umas férias é vital. Pode ser um breve momento, pode ser para dormir em casa, pode ser uma viagem longa, pode ser nacional, internacional, ou pode ser como ele, o ícone do cinema que sabe curtir a vida... adoidado!


2 comentários:

  1. Bem, vejamos o lado bom da situação. Se esta sem tempo para gozar férias é porque o trabalho está dando resultado e a empresa ta movimentada. Resumindo, melhor retardar as férias do que ficar sem trabalhar. Isso sim que é cansativo, ficar sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  2. Aí depende. De quanto tempo se fica sem férias, e de quanto stress se acumula por isso.

    Chega um ponto que o rendimento cai muito...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails