Pesquisa personalizada

sábado, 1 de agosto de 2009

É isso aí.

Marca é isso aí.

É impossível não falar de marcas sem lembrar da Coca Cola. Certamente um dos maiores cases de sucesso de todos os tempos, a Coca Cola atravessa gerações na liderança. Não importa o quanto os concorrentes tentem ou gastem em publicidade. Coca Cola é sempre Coca Cola, em qualquer lugar do mundo.

Provavelmente uma das poucas besteiras que fez na sua história foi viabilizar as tubaínas (refrigerantes locais). Sim, foi a própria Coca que viabilizou as tubaínas. Foi a Coca que capitaneou e apoiou a introdução da embalagem PET no mercado dos refrigerantes, para facilitar a distribuição. O detalhe esquecido é que a Coca já tinha a melhor distribuição do mercado. Pior que isso. A maior dificuldade de todo e qualquer concorrente menor sempre foi o custo com os "cascos"de vidro. Mais caros que o próprio conteúdo.

Sem o excessivo custo da embalagem, as tubaínas tiveram seu caminho aberto para ampliar a sua distribuição, e ameaçar cada vez mais o reinado da gigante insuperável. Localmente se pode ver marcas vendendo, e vendendo muito refrigerante, mesmo com a blindagem das grandes marcas (não só da Coca) através de acordos de exclusividade com inúmeros estabelecimentos.

Independente disso, a velha Coca, que na verdade começou como remédio para o estômago, continua liderando. E mais. Todos os outros mudam. Todos os outros atacam a Coca. Mas a Coca não precisa mudar, porque Coca Cola é isso aí!





A concorrente bate...






A local esfola...




Mas no fim... Coca-Cola é isso aí!

4 comentários:

  1. Eu, que entre minhas frescuras nao bebo refrigerante, sou suspeita pra falar... Mas enfim, como publicitaria sou fa da Coca!!! Adoraria gostar de tomar... Mas enfim.. 99% dos meus amigos preferem Coca, mas aqui nos EUA todos (os meus amigos) preferem Pepsi pois dizem quw o gosto eh igual ao da Coca no Brasil e que a coca aqui eh mais doce..

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido que justo dentro de casa, a Coca sofre mais com a Pepsi.

    Anyway, no mkt eles são reis...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da turma da pepsi, não vou negar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails