Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de março de 2010

And the Oscar goes to...


Quando somos os melhores, também podemos ter sido os piores.

 Neste domingo, em meio ao alvoroço gerado pelo polêmico BBB colorido, pesquei de cantinho a cerimônia do Oscar, o prêmio máximo do cinema mundial. Como sempre uma festa fantástica, com toda pompa e circunstância que seu mercado representa e fatura. Evento lindo de se acompanhar, grandes filmes, super-produções, o maior faturamento da história do cinema, enfim, um festa grandiosa. Mas deixando um pouco de lado a questão dos melhores filmes, e o sempre presente embate entre grandes produções populares versus filmes técnicos e elaborados, me chamou atenção uma personagem de grande peso no cinema: Sandra Bullock.

Sempre fui um dos grandes admiradores da Miss Simpatia, essa fantástica atriz que foi o pivô de um fato tão curioso quanto corriqueiro e lógico nesta semana. Antes da cerimônia do Oscar, Sandra Bullock foi premiada com a Framboesa de Ouro, o anti-Oscar, por sua interpretação na comédia romântica Maluca Paixão."Esse anti-prêmio foi dedicado a "pior atriz do ano", Sandra Bullock. Então vem o Oscar, e confere a Sandra o prêmio de "melhor atriz do ano", por sua atuação em Um Sonho Possível. Um paradoxo que é facilmente explicado, afinal um trabalho é diferente do outro, tem condições de contorno diferentes, são outras pessoas, outro roteiro, outro diretor... O time envolvido nas produções pode contribuir para que a participante Sandra tenha um desempenho ruim em um filme, e excelente no outro. E claro, ela mesma precisa ajudar, e ir fazer um trabalho de menor qualidade em um, e melhor no outro. Tudo com suas milhares de influências e varições normais na vida dela e em todas as nossas. O fato simples, e facilmente explicado, porém, faz questão de nos lembrar, nesse caso de forma gritante, que por mais que sejamos os melhores, podemos ter sido também os piores. A questão absoluta da busca pela perfeição heróica que muitas vezes vimos, ou exigimos de nossas referências ou de nós mesmos, é um objeto de ficção. Uma ficção como o próprio cinema.

Se sempre buscamos o nosso melhor, é porque estamos no caminho certo. Mas isso não quer dizer que sempre seremos ou faremos o melhor. E por melhor que sejamos, sempre haverá o momento que seremos os piores, ou faremos o pior. E esse momento pode estar até mesmo unificado ao momento do melhor. Pelo simples fato de que sempre haverá um olhar aguardando que se abra a nossa própria Pandora, porque afinal de contas, nem tudo é bem, nem tudo é mau...




6 comentários:

  1. Arti, querido, que baita orgulho de você. Que texto, que espetáculo!!!!!Adorei!!!!! Não para de escrever por nada, espero que a tua Co, te entenda e incentive. É raro descobrir um escritor tão bom. Arti, eu leio muito, muito mesmo. Sempre. Todos os dias.É com sinceridade que te escrevo, não vou e nem quero ganhar nada com isso. Não permita que seus sonhos sejam colocados no freezer. Quem te ama, te segue. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Mari querida!

    Faz assim não que eu acredito! rsrs

    Valeu pela força! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Arti querido, PODE ACREDITAR!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PQP, não acredito que deu erro na hora de postar o text wall que tinha elaborado aqui.. hahuah... quando estiver inspirado de novo e lembrar de tudo, tento postar de novo.

    P.eqto fica só uma linha dele:


    "A Mari tem toda razão!"

    ResponderExcluir
  5. É, a Mari tem razão mesmo. Você escreve muito bem, independente do assunto.

    Sobre o assunto, realmente, tentar fazer o melhor não significa que seremos definitivamente melhores. Tem todo um contexto que deve ser levado em conta, além dos diversos pontos de vista pelos quais seremos analisados. O que é bom para você, pode não ser bom para mim, não é?

    Parabéns, pela pessoa que você é!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  6. Art!!!!
    Que delícia foi encontrar seu blog!!!!!
    Fui sua seguidora no BBB (só te achei no final, mas tá valendo!!!!!).
    E agora, definitivamente, te acompanharei por aqui!!!!!
    Beijos.
    Beijos a todos que estiveram no blog do BBB e nos vemos por aqui.....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails